Não posso adorar o que não existe, o diabo não é criação da minha religião.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

hidrogênio desponta como a alternativa ao petróleo.



Durante anos, os especialistas vêm dizendo que nos resta somente cerca de 40 anos de disponibilidade de petróleo bruto. Agora, alguns dos mais importantes geólogos desses segmento estão sugerindo que a produção de petróleo global poderia atingir seu pico e iniciar um declínio abrupto ainda no final desta década, o que vai elevar os preços do petróleo as alturas.
As tensões crescentes entre os paises do Ocidente e os paises islâmicos, onde é produzida a maior parte de petróleo mundial, poderá ameaçar o acesso ao produto a preço razoáveis.
Desesperados, os Estados Unidos e outros paises poderão se voltar cada vez mais, para combustíveis fosseis mais sujo como carvão, petróleo pesado e outros -  o que somente os ricos irá piorar o aquecimento global e pôr em risco os já maltratados ecossistemas.
Há uma  solução melhor: energia do hidrogênio. (...)
O hidrogênio é o maior básico e onipresente elemento do universo. É o “combustível eterno”, que, quando queimado, não produz emissões danosas de dióxido de carbono e gera como derivados somente calo e água pura. Tudo o que é preciso fazer é extrair hidrogênio de vários elementos de forma que seja utilizável em células de combustível.

O hidrogênio usável comercialmente, produzido atualmente, é extraído em grande parte gás natural. Porem, fontes renováveis de energia – vento, hidro, fotovoltaica, geotermal, biomassa – cada vez mais estão sendo usadas para gerar eletricidade localmente.no futuro, essa eletricidade, por sua vez, será usada para eletrolisar água e separar hidrogênio, que podem ser usado para energizar células de combustível.
Células de combustível comercial energizadas por hidrogênio estão agora sendo introduzidas no mercado para uso domestico, em escritório e setor industrial. (...)
Em nenhum lugar a energia do hidrogênio será mais importante do que no mundo em desenvolvimento. Por incrível que pareça, 65% dos seres humanos nunca fizeram um único telefonema e um terço não tem acesso à eletricidade ou a qualquer outra forma de energia comercial.
A falta de acesso á energia, especialmente á eletricidade, é um setor chave na perpetuação da pobreza no mundo.
Inversamente, o acesso á energia significa mais oportunidade econômica. Na áfrica do sul, por exemplo, são criados de 10 a 20 novos negócios para cada 100 domicílios eletrificados. A eletricidade libera o homem da tarefa de sobrevivência diária. Em paises pobres em recursos, simplesmente encontrar lenha ou estrume suficiente para aquecer a casa ou cozinhar  pode levar horas de cada dia.
A eletricidade fornece energia para acionar equipamentos agrícolas, opera pequenas fabricas e lojas de artesanato e iluminar casas, escolas e negócios.
Á medida que o preço das células de combustíveis de hidrogênio e dos equipamentos acessórios cair, com inovação e economia de escalas, as células se tornarão transistores, computadores e telefones celulares. A meta deve ser o fornecimento de células de combustível estacionários para cada comunidade e vilarejo do mundo desenvolvimento. (...)


(RIFKIN, Jeremy. Los Angeles Times.
Em: O Estado de S. Paulo.
Caderno de economia, 9-9-2002, p b-11.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário