Não posso adorar o que não existe, o diabo não é criação da minha religião.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A carta da Terra.



A carta da Terra.

Estamos diante de um momento critico na historia da terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. A medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconheces que no meio de uma magnífica diversidade de cultura e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseado no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que , nós, os povos da terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações.

Terra, nosso lar.

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A terra, nosso lar, está com uma comunidade de vida única. As forças de natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a terra providenciou as condições essências para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade da vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos os seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finos é uma preocupação comum de todas as pessoas. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da terra é um dever sagrado.

A situação global.

Os padrões dominantes da produção e consumo estão causando devastação ambiental, redução dos recursos e uma massiva extinção de espécies, comunidades estão sendo arruinadas, os beneficiados do desenvolvimento não estão sendo devidos eqüitativamente e o fosso entre ricos e pobres está aumentando. A injustiça, a pobreza, a ignorância e os conflitos violentos têm aumentando e são causa de grande sofrimento. O crescimento sem precedentes da população humana tem sobrecarregando as sistemas ecológicas e sociais. As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis. (...)

(Preâmbulo da Carta da Terra. Em: www.earthcharter.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário