Não posso adorar o que não existe, o diabo não é criação da minha religião.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ritual à imbolc (Hemisferio Sul)

O uso de denominações celtas para os festivais da colheita é uma forma bastante usada por todas as bruxas, por uma questão de coerência com as crenças gaélico-irlandesas. Mas Imbolc também é conhecido pelo nome Candlemas (Candelária), sob o qual foi cristianizado como “Festa de Purificação de Maria”.

Imbolc (pronuncia-se “imbôlc” ou “imbôlg”) significa “em leite” e diz respeito ao período de lactação das ovelhas. É o avivamento do ano, quando aparecem os primeiros estímulos fetais da primavera no útero da Mãe Terra. Embora ainda esteja frio, os pequenos e mais resistentes sinais de vida na Natureza começam a aparecer novamente. É época de abençoar as sementes e consagrar nossos instrumentos de trabalho.

Como todos os grandes sabás celtas é um festival do fogo, mas a ênfase neste é mais sobre a luz do que sobre o calor; a centelha que penetra a escuridão do inverno. Acontece no dia 1º de agosto no hemisfério sul (para quem inverte a roda) e no dia 2 de fevereiro no hemisfério norte, marcando o ponto central da metade escura do ano.

A Lua é o símbolo de luz da Deusa e representa o aspecto triplo de Donzela, Mãe e Anciã (encanto, maturidade e sabedoria). A luz da Lua é praticamente uma luz de inspiração, por isso este sabá é tão associado à deusa Brigit (deusa celta da inspiração, dos dons, da fertilidade). O espírito é avivado assim como o corpo e a terra.

Este sabá se originou na Irlanda antiga, com comemorações da deusa Brigit, chamada de “Noiva do Sol”. O inverno ainda persiste, mas a luz está aumentando e as sementes despertando da terra fria e úmida. Imbolc é a celebração de todas essas “voltas”.

É o despertar dos novos planos e projetos, iniciação em caminhos espirituais ou em novas atividades, assim como purificação e renascimento material ou espiritual. É tempo de despertar a criatividade e buscar inspiração através da música, poesia, desenho, dança e artes no geral.

A Deusa está se recuperando do parto da criança divina que nasceu no solstício de inverno, o Deus Sol, transformando-se em uma Donzela jovem e cheia de vigor.

Na Wicca, nesta data são feitas as iniciações dos novos adeptos e as confirmações das sacerdotisas. As cores podem espelhar a pureza (branco, azul claro) ou as chamas (vermelho, laranja).

Fonte: Imbolc

Nenhum comentário:

Postar um comentário