Não posso adorar o que não existe, o diabo não é criação da minha religião.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Ritual à Yule


O yule é celebrado no Solistico de inverno, o dia mais curto do ano. Isso ocorre mais ou menos em 21 de dezembro (hemisfério norte) 21 de junho (hemisfério sul), embora a data verdadeira possa variar de ano para ano. O yule é uma comemoração céltica da Deusa que se transforma na Grande Mãe, dando à luz o Deus que morreu no Samhain do ano anterior. Ele é celebrado quando o sol retorna depois da mais longa noite do ano. Na verdade, o feriado de natal sempre foi mais pagão do que cristão, motivo pelo qual muitos dos cristãos primitivos não o reconheciam, Yule/Natal tinha uma ligação muito próxima com historia preexistentes de divindades pagãs, cuja existência estava ligada a nascimentos, mortes e ressurreições divinas que antecediam as historias de Jesus, às vezes em milhares de anos.
A guirlanda é uma decoração típica de yule, representando a roda da vida. Geralmente é feita de azevinho entremeado com pinhas que representam o Deus, e frutas ou pequenas conchas que representam a Deusa. Os celtas decoravam árvores de sempre-vivas com nozes, frutas, moedas e, ocasionalmente, velas, a sempre-viva, o azevinho, a hera e o visco eram plantas importantes das estações, cada uma à sua própria maneira, simbolizando a fertilidade e a vida eterna. A tora tradicional do yule é também um costume céltico, sendo decorada com sempre-vivas e azevinho antes de ser acesa ao pôr-do-sol. A tora do yule queima-se durante a noite, ate o amanhecer de amanha seguinte, outra representação da volta do sol e do gira a roda do ano. A vela do altar do yule pode ser violeta ou verde escura. Alguns pagãos preferem mudar a cor das velas do Deus e da Deusa, saindo do vermelho e branco mais tradicionais, para o vermelho e verde escuro na celebração do Sabá do Yule. Decorações típicas são também o azevinho, o visco, ramos de pinheiro ou pinhas.
Alguns eventos do Sabá do yule poderiam incluir uma troca de presentes entre os componentes do Coven, um girar da representação física da roda do ano para ajudar nossa Deus no nascimento de nosso deus, e a colocação de bons votos para o próximo ano em um arvore de yule.

Nenhum comentário:

Postar um comentário