Não posso adorar o que não existe, o diabo não é criação da minha religião.

domingo, 29 de novembro de 2009

Tecnologia e meio-ambiente




A combinação tecnologia e meio-ambiente é uma tendência cada vez mais presente no agronegócio mundial e que vai acompanhar a avicultura, tanto de corte, como de postura nos próximos anos. As granjas estão investindo cada vez mais na mecanização e há uma corrida por técnicas de processamento e melhorias tecnológicas.



Para acompanhar esta tendência do desenvolvimento tecnológico, as pesquisas para o desenvolvimento pessoal acontecem num ritmo acelerado, trazendo novidades constantes no que se refere ao tratamento de dejetos avícolas.

Equipamentos como fermentadoras e secadoras de dejetos estão ganhando cada vez mais espaço no processo de produção de proteína animal. O produtor precisa ficar atento à forma de atuação dos equipamentos do mercado, pois há sistemas de funcionamento bastante simples, que processam a massa com pás metálicas movidas à baixíssima velocidade, misturando tudo várias vezes e reduzindo o esterco a grânulos finos, de fácil aplicação.

Estes equipamentos permitem o aproveitamento de 100% do esterco saído dos galpões automatizados que, por ser muito líquido, praticamente não tem condição de utilização em sua forma 'crua'.

Os equipamentos mais modernos fazem a mistura e a aeração permanentes do esterco misturado a outras massas orgânicas (como palha de arroz ou café, serragem, bagaço de cana, aparas de grama, etc) até atingir uma umidade de 60% para garantir uma fermentação eficiente.

Porque optar pela mecanização no tratamento de dejetos avícolas

O produto gerado é um adubo orgânico da mais alta qualidade, que pode ser utilizado como importante fonte de nutrientes para o solo, economizando em adubação química.

A comercialização do esterco orgânico pode chegar a representar até 3% do faturamento da granja, diferença significativa para a saúde financeira de uma empresa.

Dessa forma, mantêm sua produção em conformidade com as exigências meio-ambientais e os agricultores ainda se alinham à tendência da exploração agrícola de modo ecologicamente correto, o que valoriza seus produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário