Não posso adorar o que não existe, o diabo não é criação da minha religião.

sábado, 9 de junho de 2012

A Mão dos Mistérios



Redesenhada em aquarela por um artista desconhecido é também chamada de "A Mão do Filósofo", que se estende àqueles que entram nos mistérios em geral.  Na alquimia a mão significa a fórmula para a preparação da "tintura physicorum", onde o peixe simboliza o mercúrio e o mar em chamas no qual ele nada é o enxofre, e cada dedo carrega o emblema de um agente divino os quais através das combinações corretas, fará com que a Grande Obra seja finalizada.
   Para os cabalistas a figura significa a operação, a ação, da Força única nos quatro mundos - os dedos, exceto o polegar, com seus emblemas. Além dos significados alquimisticos e cabalísticos a imagem representa a mão de um mestre maçon com a qual ele levanta o Construtor da Casa Divina.
  Filosoficamente a chave. no dedo mínimo, representa os mistérios em si e sem a sua ajuda o homem não pode abrir as inúmeras câmaras do seu próprio ser.
   A lanterna, no dedo anular, é o conhecimento humano com a sua centelha do Fogo Universal foi capturada num recipiente feito pelas mãos humanas; é a luz daqueles que mergulham no mundo inferior e com a ajuda daqueles que querem seguir os passos da Verdade. O sol no dedo médio, é designado a "luz do mundo", o esplendor da criação através da qual se pode aprender o mistério de todas as criaturas, em forma e em número. No dedo indicador a estrela é a luz universal que revela as realidades cósmicas e celestiais. No polegar a coroa é a Luz Absoluta - desconhecida e não revelada - cuja luz ultrapassa toas as demais luzes ede onde centelha o Resplendor Eterno.
   A mão é a direita, destra, ou o princípio ativo da divindade e suas ações estão todas "dentro" da sua mão.
Como um bizarro talismã, que faz parte da fundação dos Estados Unidos, descreve os símbolos da Apoteose ou a transformação do homem em deus. Em Washington, capital dos Estados Unidos, sob o Capitólio uma escultura desta mão aponta para a abóboda onde se vê o afresco, a apoteose, com o primeiro presidente George Washington, representado como Zeus rodeado por treze virgens vestais. O presidente Washington foi o mais poderoso mestre da maçonaria entre os 14 presidentes do país, ligados à esta sociedade secreta.
 
Fonte: A Mão dos Misterios

Nenhum comentário:

Postar um comentário