Não posso adorar o que não existe, o diabo não é criação da minha religião.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Premio Jovem Cientista


O Prêmio Jovem Cientista é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Gerdau, a Fundação Roberto Marinho (FRM) e tem como objetivos estimular a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e profissionais que procuram alternativas para os problemas brasileiros. Sua primeira edição aconteceu em 1981 e, desde então, vem premiando trabalhos inovadores nas mais diversas áreas do conhecimento, com a participação efetiva de estudantes e pesquisadores de todas as regiões brasileiras. Considerado pela comunidade científica uma das mais importantes premiações do gênero na América Latina, a premiação é feita pelo presidente da República e reúne, na cerimônia, autoridades governamentais da área da Ciência e Tecnologia, além dos mais respeitados nomes da ciência brasileira. Um dos principais resultados desta iniciativa é a constatação de que a grande maioria dos agraciados com o Prêmio Jovem Cientista segue carreira de pesquisa nas universidades ou institutos de pesquisa, consolidando suas carreiras em C&T.

O TEMA
O tema do XXIV Prêmio Jovem Cientista - edição 2009:
Energia e Meio Ambiente – Soluções para o Futuro

Anualmente, é indicado para premiação um tema de destacada importância para o desenvolvimento científico e tecnológico, definido pelo CNPq, pela Gerdau e pela Fundação Roberto Marinho. Os temas têm sempre relevância nacional e de interesse direto da população brasileira.

CONCORRA AO XXIV PRÊMIO JOVEM CIENTISTA

Faça a sua parte, pesquise e descubra novas alternativas. Para a categoria  Estudante do Médio, deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisas relacionadas ao tema principal:
· Energia:geração e uso
-A energia move o universo
-Fontes Renováveis, não renováveis e geração de energia
-Desenvolvimento humano e uso de energia

·Impactos Ambientais da geração e do uso de energia
-Efeito estufa, aquecimento global e Protocolo de Kyoto
-Poluentes e a camada de ozônio
-Geração de energia e impactos sobre o ambiente e a biodiversidade

·Impactos sociais da geração e do uso de energia
-Energia, economia e desenvolvimento Energia:geração e uso
-Energia e exclusão social
-Saúde Humana

·Soluções:sustentabilidade e energia 
-Fontes alternativas de energia e não poluente
-Exploração sustentável dos recursos energéticos
-Geração de energia elétrica e ambiente 
-Controle da emissão de poluentes
-Tecnologias energéticas sustentáveis aplicadas ao campo e às cidades 
-Mudanças de hábitos e de padrões de desenvolvimento

CATEGORIAS
O Prêmio será atribuído em cinco categorias:
1 - Graduado
2 - Estudante do Ensino Superior
3 - Estudante do Ensino Médio
4 - Orientador
5 - Mérito Institucional


MENÇÃO HONROSA

Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica na área do conhecimento relacionado com o tema Energia e Meio Ambiente – soluções para o futuro.

BOLSAS DE ESTUDO
Os três primeiros colocados das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio poderão receber bolsas de estudo do CNPq. A concessão será implementada caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.


PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO ANUAL DA SBPC
O primeiro colocado das categorias Graduado, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio participará da 62ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2010, com o objetivo de expor suas pesquisas.


PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS
Os trabalhos premiados são publicados em livro próprio do Prêmio Jovem Cientista, elaborado pelas instituições parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário